Blog

Construção com Drones

Postado por admin em Notícias, Tecnologia | 21/01/2015 | Nenhum comentário em Construção com Drones

 

Nos últimos anos a construção civil ganhou um novo aliado, o Drone. É um veículo aéreo não tripulado operado por um controle remoto. Por ser pequeno e ágil, ele já vinha sendo utilizado para monitorar o trânsito, tirar fotos aéreas entre outras atividades.

 

Construção com Drones

 

A tecnologia está sendo usada para fazer pesquisas de terreno e para estudar seu potencial para construção. Além disso, as imagens podem auxiliar o estudo de aspectos como a insolação do local em cada horário o que influencia na arquitetura do projeto. A construtora também pode avaliar a evolução de seus empreendimentos de ângulos que até um tempo atrás eram inviáveis.

 

No Japão, o auxílio às construtoras é muito maior. A Komatsu já utiliza drones e escavadeiras robotizadas para suprir a falta de mão de obra e já observando as obras necessárias para as Olimpíadas de Tóquio em 2020.

 

Outra vantagem do aparelho é a segurança. Como ele alcança lugares perigosos para as pessoas, ele pode reduzir o risco de acidentes de trabalho, que na maioria dos casos podem ser gravíssimos. Através dele, os custos também podem ser reduzidos, pois não será mais necessário o aluguel de aeronaves para fazer imagens aéreas, ele faz esse trabalho com mais agilidade e qualidade.

 

Porém, o principal objetivo do uso dos Drones, é que ele seja uma ferramenta de relacionamento com o cliente. Ele permite que o cliente acompanhe a obra, passando a ele mais segurança em relação à qualidade do empreendimento que está sendo construído.

 

Por todos esses motivos, o aparelho pode se tornar uma ferramenta para atingir vantagem competitiva pelas construtoras que aderirem à essa tecnologia.

 

A utilização dos drones ainda está sendo debatida mundialmente por conta de questões como invasão de privacidade, missões militares e segurança. No Brasil, o seu uso ainda não é regulamentado. A Anac (Agencia Nacional de Aviação Civil) está elaborando a primeira regulamentação federal sobre o uso dos drones. A proposta prevê que em lugares públicos poderá ser autorizado o uso de equipamentos de até 25kg e que alcance uma altura de 120 metros. Além disso, não pode haver aeroportos num raio de 5km do voo.

 

 



Nenhum comentário para “Construção com Drones”

Comente





Av. Dr. Cardoso de Melo, 1460 - Vila Olímpia - São Paulo - SP - 04548-005

Telefone: +55 11 2394-5621

Siga-nos nas redes sociais:




CRECI: 26.532-J